domingo, 6 de fevereiro de 2011

Relembrando Sucesso: Como uma Onda


Como uma Onda foi uma novela exibida ás 18h em 2004, foi escrita por Walter Negrão e direção de Dennis Carvalho. Tinha em seus papéis centrais : Alinne Morais, Ricardo Pereira e Henri Castelli e Mel Lisboa como os vilões da história.
No início da trama, Daniel Cascaes, que nasceu em Açores, vive um amor impossível com a bela e fogosa portuguesa Almerinda.
O pai da moça, o conservador Almirante Figueroa, não aceita o namoro da filha, e contrata capangas para separar o casal. Assim, Daniel resolve fugir, disfarçando-se de guia turístico.
Durante a fuga, ele se depara com o empresário brasileiro Sinésio Paiva e sua esposa, a hilária dondoca Mariléia, junto com as filhas Lenita e Nina, que logo se interessam pelo rapaz. Daniel também fica encantado com Nina, mas seu coração ainda bate forte por Almerinda e ele está disposto a enfrentar tudo por sua amada.
Daniel e Almerinda marcam dia e hora para fugir de Portugal, mas os capangas do almirante interceptam o plano.
Surrado e desacordado, Daniel é colocado sozinho em um transatlântico que ruma para o Brasil.
A Novela teve um média de 26 pontos. Um relativo sucesso. Em Portugal fez tanto sucesso que chegou a ser reprisada em 2008, por causa do protagonista que era português.


Curiosidades


  • A chamada na abertura da novela foi feita de maneira diferente: no início vêm os nomes de Maria Fernanda Cândido e Herson Capri, dois co-protagonistas da trama, seguidos dos de Alinne Moraes e Ricardo Pereira, os dois protagonistas da trama, assim deixando Henri Castelli e Mel Lisboa, os principais antagonistas, creditados como personagens secundários.
  • Como uma Onda marcou a volta das tramas contemporâneas para o horário das 18 horas, depois de dois grandes sucessos de época no horário, Chocolate com Pimenta, e, Cabocla.
  • A atriz Priscila Fantin foi cotada para viver a protagonista Nina, que acabou ficando com Alinne Moraes. Priscilla foi escalada para a próxima novela das 18h00, o grande sucesso, Alma Gêmea.
  • O ator Lima Duarte foi cotado para viver o personagem Sinésio Paiva, mas não aceitou, porque queria tirar férias, depois de concluir sua participação em Da Cor do Pecado. O papel de Sinésio acabou ficando com Hugo Carvana.
  • Por conta do grande sucesso de seu ensaio sensual para a revista Playboy, na edição de aniversário de 29 anos da revista, em agosto de 2004, Mel Lisboa, a um tempo esquecida, voltava às novelas da Globo.
  • A novela apostou no carisma do jovem ator português Ricardo Pereira para protagonizar o folhetim. Bem, como Joana Solnado, que veio de Portugal, diretamente para a novela. Após algumas participações no Brasil, Ricardo Pereira retomou sua carreira, em Portugal. Ricardo Pereira foi o primeiro ator estrangeiro a ser protagonista de uma novela brasileira.
  • Walther Negrão já havia criado um personagem chamado J.J., vivido pelo ator João Carlos Barroso, em outra novela sua: Era Uma Vez, exibida pela Globo, em 1998, e, em 1984, em Livre para Voar, interpretado por Jorge Dória.
  • O ator Paco Sanches interpretou novamente um pescador com o nome de Manjubinha, como em Tropicaliente, do mesmo autor.
  • Para turbinar a audiência dos capítulos finais, o autor criou um assassinato. Jorge Junqueira, personagem de Henri Castelli, foi assassinado, no capítulo 169, no ar em 6 de junho de 2005, uma segunda-feira, a 11 dias, da exibição do último capítulo, tendo seu veículo jogado, precipício abaixo. O assassino era o personagem Eduardo Mendes, para vingar a morte do seu filho, morto pelo vilão.
  • Primeira parceria entre o autor Walther Negrão e o diretor Dênis Carvalho.
  • Foi, reprisada, novamente com sucesso, na SIC, em Portugal de 23 de Junho até 31 de Outubro de 2008, ás 14h15



Nenhum comentário: